6 de março de 2011

Provérbios com repercussão na saúde

Vale a pena relembrar alguns provérbios de grande repercussão na saúde em geral, inclusive a da pele, que, por terem alguns bases científicas, conforme as evidências da ligação mente-corpo, recentemente revelada pela psiconeuroimunologia, poderiam melhorar a vida da população geral. Eles deveriam ser ensinados nas escolas e, com certeza, concorreriam para formar indivíduos mais voltados para melhorar a saúde em vez de esperar a ocasião de tratar-se de doenças.
Rir é o melhor remédio - o riso melhora o estado de saúde, trata a depressão e ajuda a curar doenças. Quando há motivo para riso, o hipotálamo comanda a produção de endorfinas beta pela hipófise, substâncias que induzem o relaxamento, o bem estar, a euforia, e ainda de interferon, anticancerígeno. Nos hospitais, as televisões colocadas nos quartos deveriam veicular filmes cômicos o tempo todo para provocar o riso dos pacientes internados em vez de permitir que eles assistam aos venenos mentais apresentados pelas emissoras comerciais. Existe uma terapia do riso na qual se provoca uma sessão de riso pela reprodução do há, há, há e da fisionomia do riso. Isso é um recurso terapêutico, potencializado quando feito em grupo.
Pare de fumar enquanto vive - este é um lembrete, que funciona como provérbio, e é de inegável realidade. O fumo é um dos hábitos mais insanos que uma pessoa pode adquirir. A pele, principalmente, é algo prevalente da diminuição do aporte de oxigênio causado pela inalação da pestilenta fumaça dos instrumentos viciantes do tabaco. A pele do fumante envelhece muito mais rápido do que de um não fumante, adquirindo um aspecto macilento e mostrando rugas precoces. Na economia geral do organismo está provado que o hábito de fumar é a maior causa de câncer em diversos setores, principalmente pulmões, boca e bexiga. Isso tudo além de ser altamente antissocial poluir o ambiente com fumaça desnecessária.
Prevenir é melhor do que remediar - isto expressa uma verdade absoluta, que nem sempre é seguida pelas pessoas e, pior, nem pela medicina e pelos médicos. O comodismo e o hedonismo das pessoas leva-as a abusar do corpo com a confiança em que, se necessário, os médicos tratarão e resolverão qualquer problema. É assim que as pessoas se expõem demasiadamente ao sol, torram e ressecam a pele sob a radiação ultravioleta deletéria e adquirem rugas e manchas, quando não câncer de pele. A grande maioria das alterações na pele, consideradas pelas pessoas como sendo sinal da idade, não o é, mas alterações pela luz solar, que destrói as células da epiderme, principalmente as participantes do sistema imunitário. Prevenir é mais fácil e mais barato do que remediar.
Quem do mundo se isola do mundo fica isolado - e adoece, pode-se acrescentar. Não é por acaso que a prisão mais rigorosa é a solitária. Os seres humanos recebem energia basicamente do universo, da alimentação, da respiração, da terra e do contato humano. Os relacionamentos nutritivos contribuem para a saúde renovando as baterias de energia. Uma observação na pequena cidade de Roseto, nos EUA, mostrou que seus habitantes tinham baixíssima incidência das doenças que acometem o povo americano, mas que, os que saíam da cidade e iam morar noutro lugar, passavam a ter as mesmas patologias que a população geral. Na busca pelos fatores de saúde dos moradores de Roseto os pesquisadores verificaram que a única diferença que eles apresentavam em relação ao resto dos americanos era seu estreito relacionamento e o apoio que eles se davam mutuamente, fatores que desapareciam, quando se mudavam. Os relacionamentos trazem a possibilidade de contatos físicos, de afagos, de proximidade e, conforme têm demonstrado os estudos da psicóloga Tiffany Field, da Universidade de Miami, a pele tem papel essencial na saúde física, quando estimulada terna e amorosamente..
Recordar é viver - quando nos recordamos vivamente, como se nos transportássemos para o tempo e o local vivido, sentindo tudo pelos nossos cinco canais de percepção, vendo o que vimos, ouvindo o que ouvimos e sentindo o que sentimos, para o organismo é como se estivesse vivendo novamente a mesma situação. As substâncias químicas, que a recordação produz, são as mesmas que as produzidas na vivência original. Assim é positivo para a saúde recordar fatos agradáveis, estimulantes, energizantes, calmantes, que nos dêem confiança, capacidade, amor, prazer. E é preciso estar alerta contra recordações que deprimam o sistema imunitário e livrar-se delas imediatamente, porque o cérebro não seleciona o que lhe é comandado. Fatos bons, efeitos saudáveis; fatos negativos, efeitos mórbidos.
Errar é humano, perdoar é divino - o efeito do perdão vem sendo estudado e têm sido comprovados seus efeitos liberadores de hormônios de relaxamento. Quando alguém perdoa alguém é como se se livrasse de uma mala cheia de fezes, que ele aprendeu a carregar como se sua honra e dignidade estivessem ali contidas, mas que só serve para obrigá-lo a gastar energias, esgotar-se e tornar o ambiente insuportável. No dia em que ele despacha a mala para o aterro sanitário é que se dá conta de quanto se castigou durante tanto tempo. E o valor disso para sua honra e sua dignidade foi rigorosamente zero, mas para sua saúde foi como se um espinho estivesse encravado num vaso sanguíneo importante por onde escorreu seu sangue em tempo integral. O pior dessa situação é que a pessoa alvo do ressentimento pode nem ter se importado com isso o tempo todo. Há testemunhas de curas de doenças sem causa física ocorridas após o ato do perdão. E é preciso entender que muitas doenças estão relacionadas com a falta de perdão a si próprio, o que significa culpa. Este tipo de emoção só tem um efeito: criar tensão interna sem nada resolver no passado, no presente nem no futuro.

Fonte: Dermatologia.net



Por que eu engordo mesmo comendo tão pouco?

Aquele almoço suculento, cheio de tudo o que você mais gosta virou lenda já faz um bom tempo e nada da balança começar a reduzir. Muito pelo contrário, ela não faz nada além de aumentar o ponteiro e indicar um peso cada vez maior. Parece até perseguição ou início de loucura, mas a verdade é que cada prato a menos significa continuar engordando.
Segundo o endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter J. Minicucci, isso está longe de ser verdade. "Uma pessoa saudável emagrece quando passa a comer uma quantidade menor do que o necessário para manter seu peso, quando ela aumenta o gasto calórico ou quando combina as duas coisas", esclarece.
Minicucci salienta que pessoas com sobrepeso que procuram o auxílio de um spa para emagrecer comem uma quantidade muito menor do que estão acostumadas e, ainda assim, emagrecem. "Muitas vezes não temos a percepção correta do que comemos. Um exemplo é o tamanho dos pratos e copos que usamos. Se compararmos com 30 anos atrás, iremos ver que estão muito maiores", comenta.
Já a nutricionista Fernanda Pisciolaro acredita que uma redução brusca na quantidade de calorias ingeridas pela pessoa pode resultar numa baixa metabólica. "Quando há uma diminuição das calorias ingeridas, o metabolismo entra em déficit e se torna tão econômico ao ponto de consumir uma quantidade de calorias muito pequenas", explica. Assim, mesmo comendo menos por dia, a pessoa consome menos calorias, o que a faz engordar.
O adequado, nesse caso, seria uma redução máxima de 1.000cal do total gasto pela pessoa ao dia. Pode-se dizer que uma pessoa com sobrepeso gaste, em média, um valor referente ao seu peso atual vezes 35 (uma pessoa com 100kg gasta, em média, 3.500cal/dia).
Segundo Fernanda, dietas com redução drástica de calorias ingeridas simultâneas tendem a tornar cada vez mais complicada a perda de peso. "É como se o organismo se acostumasse, fica cada vez mais difícil emagrecer, porque a pessoa começa a não conseguir recuperar o gasto energético", finaliza.
Fonte:
Fernanda Pisciolaro - nutricionista
www.abeso.org.br
Walter J. Minucucci - endocrinologista
www.diabetes.org.br

Massagem, o carinho que cura!

A terapia da massagem é mais do que mero agrado, é medicina das boas!
Estudos científicos mostraram que as antigas técnicas de massagem têm efeitos cumulativos que proporcionam inúmeros benefícios para sua saúde.
Veja só alguns deles:
Estimula a circulação periférica do sangue, com isso sua pele fica iluminada e seus cabelos brilhantes e macios.
Ajuda o trabalho de eliminação das toxinas do corpo, através do estímulo ao sistema linfático.
Melhora o tônus muscular, devido à atuação nos tecidos dos músculos, tendões e ligamentos.
Previne distensões e ferimentos decorrentes de tensão excessiva
Fortalece o sistema imunológico
Acalma o sistema nervoso e a ansiedade.
Estimula a libido
Reduz a fadiga

Fonte: wmulher



Prevenção do Câncer através da alimentação

Existem substâncias presentes nos alimentos que ajudam a prevenir o câncer, tornando as células do organismo mais resistentes. Neste grupo fazem parte:
VITAMINA A:
Está presente nos vegetais e frutas amarelas e verdes como: abóbora, cenoura, couve, espinafre, agrião, laranja, mamão, manga, acelga, alface etc. Ainda podemos encontrar na gema de ovos, queijo, leite, peixe, fígado e rim.
VITAMINA C:
Encontrada em grande quantidade nas frutas ácidas como laranja, limão, acerola, kiwi etc. Em verduras como: brócolis, cebola, couve, pimentão, espinafre, entre outras.
VITAMINA E:
Está presente nos grãos de cereais (arroz, aveia, soja, milho, feijão), no peixe, carne, ovos, leite e folhas verdes (alface, almeirão, agrião, couve).
FIBRAS:
Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de câncer no intestino. São fontes de fibras: pão preto, milho, feijão, soja, lentilha, aveia, farelo de trigo, frutas com casca, verduras e legumes crus.
Existem alimentos que agem no organismo limpando de substâncias que podem provocar câncer, são eles: alho, cebola, brócolis, repolho, couve-flor, azeite de oliva entre outros.
Existe uma dieta chamada Dieta das Cores, onde as cores dos alimentos indicam sua importância na prevenção do câncer. São elas:
AMARELO - São alimentos ricos em vitamina A e C, e em outras substâncias.
LARANJA - protetoras do organismo. Estão presentes em cenouras, mamão, pêssego, manga, laranja e outros como: milho, pimentão amarelo, ameixa, etc.
BRANCO - Cebolas e alhos são bons protetores, e entre as frutas principalmente a banana.
VERDE - São alimentos ricos em clorofila, pigmento verde rico em substâncias protetoras. Os vegetais e frutas verdes também são ricos em vitamina C – principalmente o brócolis, pimentão verde, couve, espinafre e kiwi.
MARROM - Os grãos em geral e os pães tem fibras, vitamina B e ferro, assim como aveia, gérmen de trigo e pão integral.
VERMELHO - Frutas e legumes vermelhos têm entre seus componentes substâncias capazes de impedir o surgimento de tumores. São facilmente encontrados no tomate, morango, melancia, pimenta vermelha e pimentão.

Fonte: www.erastogaertner.com.br
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Manual em Oncologia Clínica. 2ª ed. Fundação Oncocentro de São Paulo.1990.
KRAUSE. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 8ª ed. Roca: São Paulo.1995.

Alimentos que curam: dicas valiosas para o dia-a-dia

Veja algumas dicas valiosas para o dia-a-dia:
Feijão – Um dos alimentos preferidos pelos brasileiros, o feijão reduz o mau colesterol devido às suas fibras, atua na prevenção de câncer e doenças cardíacas. Por ser rico em carboidratos complexos, ele sacia a fome e queima energia de forma lenta e constante, o que o credencia a estar presente mesmo em regimes alimentares.
Azeite de oliva – Rico em vitamina E, o azeite não apenas deixa o prato mais saboroso, como atua contra os radicais livres e pode controlar doenças como diabetes e artrite reumatóide, além de prevenir câncer de próstata, de cólon e de mama. A gordura monoinsaturada presente no azeite protege o coração, reduz o mau colesterol e aumenta os níveis do bom colesterol.
Banana - Além de prevenir doenças cardíacas, derrames e problemas gastrointestinais, a banana relaxa a mente devido à vitamina B6 e o triptofano, tornando-se uma aliada no combate à ansiedade. A fruta também contém pectina, uma fibra solúvel que controla a diarréia, e potássio, um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial.
Cenoura - O betacaroteno, poderoso antioxidante da cenoura, converte-se em vitamina A no nosso organismo, o que é bom para os olhos, cabelos e pele. As fibras insolúveis dos legumes previnem a prisão de ventre e aumentam a sensação de saciedade. A cenoura também protege contra alguns tipos de câncer e problemas de pele.
Nozes e castanhas - Reduzem os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, aliviam a artrite, previnem a catarata devido à vitamina E, reforçam a imunidade e diminuem os riscos de derrame, pois são ricas em potássio. A castanha-do-pará é uma ótima fonte de selênio, um mineral antioxidante que previne problemas oculares. No grupo de nozes e castanhas, incluem-se o amendoim, o pistache e a castanha de caju.
- Brócolis, ervilha e abacate previnem cálculos renais;
- iogurte, alcachofra e cebola agem contra a candidíase;
- arroz branco, batata, banana e purê de maçã combatem a diarréia.

Fonte: jornaldaorla

Faça as pazes com seu estômago

Coma alimentos saudáveis, beba moderadamente e dê um chega-pra-lá no mal-estar.
Quando o estômago dá sinais de que não anda bem, a maioria das pessoas acaba tomando um remedinho caseiro, acreditando que, em pouco tempo, o incômodo vai passar. Mas se as dores na boca do estômago e náuseas se tornarem constantes, é hora de procurar um médico.
Evite:
Frutas como cereja, damasco, abacaxi, limão, kiwi, morango, maracujá, laranja e pêssego;
Frutas oleaginosas como abacate, nozes, avelã, coco, amêndoas, castanha-do-pará e de caju, amendoim e pistache;
Bebidas alcoólicas e gasosas;
Alimentos gordurosos e frituras;
Picles e temperos como vinagre, pimenta, mostarda, maionese, catchup, molhos industrializados e caldos concentrados;
Café, chocolate, mate e chá preto.
Prefira:
Frutas como banana, pêra e mamão;
Chá de camomila, erva-cidreira, erva-doce e melissa;
Carnes magras desfiadas, picadas, grelhadas, ensopadas, cozidas, moídas ou assadas;
Verduras e legumes bem cozidos;
Sopas magras;
Leite, queijo fresco, ricota e requeijão.

Fonte: fique linda