29 de outubro de 2012

20 conselhos das Universidades de Medicina



Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

01 - Um copo de suco de laranja
diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

02 - Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de aúcar no sangue).

03 - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

04 - Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05 - Adotar a regra dos 80%:
servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
07 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08 - Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09 - Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira .
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.


20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos:
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

 Fonte: revistapersonalite

28 de outubro de 2012

Cardápio contra a ansiedade


Viver agitado e com um emaranhado de preocupações na cabeça não só prejudica o humor como faz o ponteiro da balança disparar. Por isso, dê um tempo e invista em nutrientes pró-calmaria.

 

 Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, diante da impossibilidade desse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. "A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen", conta Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercícios. Mas não é a única.

"Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação", diz Ana Paula Fioreti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas. "A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos", reconhece o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "Mas nenhum alimento é mágico." Patrícia Spada, psicanalista e doutoranda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo, concorda: "O tratamento é multidisciplinar". 







 

 Ômega-3

Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecariam a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. A nutricionista Fabiana Honda informa outro possível mecanismo: "Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar".
Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão



Triptofano


Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina. "Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade", afirma Priscila Meirelles, nutricionista funcional de Pelotas, no interior gaúcho. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por colocar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora





Magnésio

Segundo Fabiana, a enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. "Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse", conta Ana Paula Fioreti, da Universidade São Francisco.
Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos

Vitamina C

"Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse", conta Fabiana Honda. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.
Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

Arginina e lisina

Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade. "A forma de ação, porém, ainda não é conhecida", avisa Fabiana Honda.
Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol

Cálcio

Entre suas tarefas estão administrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar a contração muscular. A ausência do mineral, afirma Ana Paula Fioreti, é capaz de gerar uma senhora agitação. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim

Complexo B

Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Mas, de acordo com Priscila Meirelles, a B6 e o ácido fólico são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. "Sem essa dupla do complexo B somada ao triptofano e ao magnésio, ele não é criado."
Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve

Sossego pós-malhação
 

De acordo com Felipe Schuch, educador físico e doutorando em psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, as evidencias levam a crer que os exercícios acalmam os nervos porque estimulam a liberação de uma substancia chamada endorfina. "Até agora as atividades aeróbicas, como corrida, pedalada e natação, mostraram.se mais eficientes nesse sentido", completa. 
 
Fonte: revista saúde editora abril
por Thaís Manarini

19 de outubro de 2012

As 4 frutas que eliminam gordura


PÊRA

Ela tem seu mérito e não só a popular maçã - na hora de enxugar os quilos extras. Pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro -- e publicada no o Journal of Nutrition, uma das mais respeitadas revistas americanas sobre nutrição -- mostrou que as mulheres que comeram três pêras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta. O estudo foi feito com 411 voluntárias entre 30 e 50 anos. A pêra tem a grande vantagem de ser bem fibrosa. Concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 gramas - quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama, afirma a nutricionista Tânia Rodrigues, diretora da RGNutri Consultoria Nutricional, de São Paulo. Além disso, o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária de fibras, que é de aproximadamente 25 gramas por dia. Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon, completa Tânia.


GRAPEFRUIT E SUAS IRMÃS
 

Quer uma razão para reverenciar essa fruta? Ingerir metade de uma grapefruit ou tomar seu suco antes de cada refeição pode ajudar na perda de até meio quilo por semana, mesmo que você não mude absolutamente nada na sua dieta. Foi essa a conclusão a que chegaram os pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, uma rede de serviços de saúde sem fins lucrativos e que investe pesado em estudos. Eles acompanharam 100 obesos por 12 semanas. Passado esse período, descobriram que componentes da fruta ajudam a regular a produção de insulina, um hormônio que está intimamente ligado ao estoque de gordura. Níveis baixos de insulina também contribuem para afastar o apetite por mais tempo quando os índices estão elevados, o hormônio estimula o hipotálamo, região do cérebro que, entre outras funções, regula a fome. Se anda difícil encontrar grapefruit na sua cidade, aposte em duas outras variedades: a laranja-pêra e a laranja-bahia. A sugestão é de Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, de São Paulo. Elas contêm os mesmos compostos e atuam da mesma forma no emagrecimento, garante.


BANANA VERDE    
 

Verdade. Nesse estágio, ela faz a balança se render graças a um amido resistente que ainda marca presença no macarrão integral, no feijão branco, na lentilha, na cevada e no pão com grãos integrais, que têm alto poder de saciedade. Esse efeito ficou mais do que comprovado em uma pesquisa americana realizada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. De acordo com o estudo, esse amido estimula hormônios que fazem o organismo se sentir satisfeito e sinalizam que é hora de parar de comer. O amido resistente também promove um aumento do peristaltismo intestinal, que pode diminuir a absorção de nutrientes e, conseqüentemente, de calorias, afirma a nutricionista Luci Uzelin, coordenadora de nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Outro dado: um pequeno estudo da Universidade do Colorado revelou que a queima de gordura foi 23% maior entre os pacientes que incluíram alimentos ricos nesse amido. Dá para comer banana verde? Sim. Você encontra receitas ótimas na internet.


AMÊNDOAS 
 

Esta também é de cair o queixo: um farto punhado de amêndoas, cheia de gorduras -- benéficas, diga-se -- é capaz de reduzir o peso. E não só ele: a barriga também! Isso é o que mostra um estudo realizado no City of Hope National Medical Center in Duarte, Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado no International Journal of Obesity. Em seis meses, os pacientes que adotaram diariamente 84 gramas da fruta oleaginosa (cerca de 70 unidades!) reduziram 18% do peso e 14% da medida na cintura. O colesterol ruim (LDL) também diminuiu 15% e os triglicérides, 29%. O grupo que se deliciou com as amêndoas perdeu também 56% a mais de gordura corporal em comparação com a turma que ingeriu o mesmo número de calorias na forma de carboidratos complexos, que estão nos cereais integrais, no arroz, nos pães, nas massas e nas batatas. Além das fibras, que afastam a fome por mais tempo, a amêndoa contém ômega-3, gordura do bem que ajuda a estimular os hormônios da saciedade, afirma a médica ortomolecular Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro. Também é riquíssima em vitamina E, que regula os hormônios sexuais tanto no homem como na mulher. Nele, a amêndoa  facilita a formação de massa magra. E, quanto mais massa magra, maior a queima de gordura. Nela, o mesmíssimo amido resistente evita o estoque das células gordurosas. Ou seja, o peso despenca.

Fonte: revista saúde editora abril.
http://www.facebook.com/andreza.dornelas.9

17 de outubro de 2012

Quem pensa em fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar

  Esta história, (da mente humana) apesar de seu fim trágico e inalterado para o preso, demonstra claramente a necessidade de criarmos um filtro protetor a estas invasões externas. Os primeiros ouvintes de tudo o que falamos somos nós mesmos e isso ocorre até quando apenas pensamos em algo que está por vir. Não se trata apenas de falar coisas boas, mas de pensar também. Mesmo que você seja cético sobre este assunto, você deve considerar que há um desgaste emocional quando antevemos apenas situações perigosas, difíceis ou conturbadas.

Pense na seguinte situação onde você tem uma pessoa X conhecida ou da família que está bem doente e internada. O telefone toca tarde da noite e ao atender você reconhece a voz de uma pessoa Y da família que tem relação direta com X. Qual será o seu primeiro pensamento? Certamente que X piorou ou até se foi, certo? Por que isso acontece? Por que sempre somos levados a pensar no pior? Esta mesma ligação poderia ser para informar de uma melhora ou até para se organizarem para uma visita ao enfermo no dia seguinte, porém o que normalmente acontece é pensarmos no pior.

 Este estado de alerta constante para situações negativas é o grande responsável por ansiedade, estresse, dores no corpo e alterações emocionais que nos tiram a saúde, o bom humor e a motivação. Devemos nos programar e nos condicionar a não dar valor a estas situações no nosso dia a dia para que a nossa mente não nos conduza a reações desnecessárias ou impróprias quando diante de um debate ou quando pressionados por uma necessidade emergente. Os nossos ouvidos e o nosso cérebro são os primeiros a ouvirem tudo o que falamos e pensamos e isso ocorre em uma fração de segundos. 

 Proteja-se de pessoas e conversas negativas, pois elas somente te deixam ainda mais enfraquecido sugando sua energia. Enfim, o pensamento e a atitude positivos trazem para seu corpo e mente uma sensação agradável de conforto e bem estar que vão te permitir relaxar e tomar decisões baseadas em fatos e não apenas em emoções. Certamente não é fácil sair de uma situação destas de conflito ou quando nos sentimos pressionados pelo tempo, pela sobrevivência ou pelos resultados, mas se começarmos a praticar um pouco a cada dia, a nossa mente vai agradecer.

A Mente Humana



A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado, sejam através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam estes atos positivos ou negativos, basta que você os aceite. Essa ação sempre acontecerá independentemente de sua vontade e pode proporcionar ou não resultados positivos para você. Um cientista de Phoenix - Arizona queria provar essa teoria e precisava de um voluntário que chegasse às últimas conseqüências. Conseguiu um em uma penitenciaria, era um condenado à morte que seria executado na penitenciária de St Louis no estado de Missouri onde existe pena de morte executada em cadeira elétrica. Propôs a ele o seguinte: ele participaria de uma experiência científica na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso, o suficiente para gotejar o seu sangue até a última o fim. Ele teria uma chance de sobreviver caso o sangue coagulasse e se isso acontecesse, ele seria libertado; caso contrário, ele iria falecer pela perda do sangue, porém teria uma morte sem sofrimento e sem dor. O condenado aceitou, pois era preferível desta forma a morrer na cadeira elétrica.
O condenado foi então colocado em uma cama alta, dessas de hospital, tendo seu corpo imobilizado. Fizeram um pequeno corte em seu pulso e embaixo do pulso foi colocada uma pequena vasilha de alumínio. Disseram a ele que ele ouviria o gotejar de seu sangue na vasilha. O corte foi superficial e não atingiu nenhuma artéria ou veia sendo o suficiente para ele sentisse que seu pulso fora cortado. Sem que ele soubesse, debaixo da cama havia um frasco de soro com uma pequena válvula, ao cortarem o pulso abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que o som do gotejamento era o sangue dele que estava caindo na vasilha de alumínio (quando na verdade era o soro do frasco). De 10 em 10 minutos, o cientista, sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco e o gotejamento diminuía. O condenado acreditava que era seu sangue que estava diminuindo e com o passar do tempo ele foi perdendo a cor e ficando cada vez mais pálido. Quando o cientista fechou por completo a válvula o condenado teve uma parada cardíaca e faleceu sem ter perdido sequer uma gota de sangue. O cientista conseguiu provar que a mente humana cumpre, ao pé da letra, tudo que lhe é enviado e aceito pelo seu hospedeiro, seja algo positivo ou negativo e que sua ação envolve todo o organismo tanto na parte orgânica ou psíquica. Essa história é um alerta para filtramos o que enviamos para nossa mente, pois ela não distingue o real da fantasia ou o certo do errado, ela simplesmente grava e cumpre o que lhe é enviado.
 Site: artigonal.com

14 de outubro de 2012

Gengibre, a raiz que queima gordura


Quem olha para o gengibre na barraquinha da feira não imagina o poder que ele carrega. Além de aliviar enjôos, ele aumenta a vitalidade e a imunidade. Quer mais? Ainda combate diarreia, cólica, artrite, enxaqueca e vários outros males.

"O gengibre é um dos melhores fototerápicos do mundo", enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (ed. Publifolha). O que pouquíssima gente sabe é que ele também pode ser uma bela arma para quem quer emagrecer.

O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou tempero na comida. E o melhor de tudo: ele pode ser encontrado em todo o país e custa baratinho.

Como ingerir a raiz


Chá de gengibre
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente.  O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Gengibre em pó
Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.

O corpo pede: conheça seu metabolismo e emagreça comendo o que gosta


Ser magra está no seu DNA, pode acreditar. Tudo é questão de conhecer o seu tipo de metabolismo. Faça nosso teste, imprima a lista de compras e conquiste as curvas - e o peso - que você quer ter. Para sempre!

Ama carnes? elas vão deixá-la magra. Sua boca se enche de água na hora do almoço, mas nem liga para o jantar? Pois esse é seu remédio para parecer a Isis Valverde. Gosta é de beliscar o dia todo? Não vai precisar cortar esse hábito para perder peso. Essa é a premissa do livro The True of Your Diet ("A verdade da sua dieta", em tradução livre), do nutricionista britânico John Briffa. Para ele, o cardápio ideal permite comer itens de que você e o seu corpo gostam. "Cada metabolismo reage aos alimentos à sua própria maneira, aproveitando uns e absorvendo mal os outros", diz a nutricionista Cristiane Leister, de São Paulo. Por isso, não existe um regime que sirva a todas. "Alguns autores defendem a teoria de que as necessidades de sobrevivência contribuíram para definir os padrões genéticos de cada um, gerando diferentes maneiras de metabolizar o que comemos", explica a nutricionista Thatiana Galante, de São Paulo. Vale lembrar que seu metabolismo funcionará melhor se seguir regras como mastigar bem, ingerir pouco açúcar e beber no mínimo 2 litros de água por dia. No mais, seja você adepta do arroz-feijão-e-bife ou daquelas que não conseguem passar um dia sem fazer lanchinhos, existe uma lista de alimentos que vão ajudá-la a descer o ponteiro da balança, sem dificuldade.

Entre no ritmo

Responda às perguntas e descubra como é o seu metabolismo.


1. Com qual frequência come durante o dia?

a. Uma ou duas vezes, incluindo lanchinhos.

b. Três refeições, e só.

c. Três refeições, com um ou dois lanches.



2. Quando faz um almoço leve, como salada, o que acontece?

a. Você se sente disposta e é improvável que passe fome à tarde.

b. Fica bem-disposta, mas provavelmente vai precisar de um lanche antes do jantar.

c. Você fica com fome à tarde, muito faminta quando chega em casa e precisa beliscar algo antes do jantar.


3. Como se comporta em um churrasco?

a. Prefere as saladas. Se come carne demais, pode até passar mal.

b. Prefere frango. Quando exagera, se sente pesada.

c. Experimenta todos os tipos de carne.



4. Você sente fome no jantar?

a. Nada.

b. Um pouco.

c. Muita!



5. Qual o tamanho da porção que a satisfaz?

a. As pequenas são suficientes e você raramente repete.

b. Escolhe porções moderadas e tende a não repetir.

c. Gosta de prato cheio, precisa comer até se sentir satisfeita e frequentemente repete, principalmente se ainda há comida gostosa na mesa.


6. Qual poder os doces exercem sobre você?

a. Você consegue comer um pedaço de chocolate, e só.

b. Uma vez que começa, é difícil parar.

c. Depois do primeiro pedaço, só para quando acaba a caixa de bombons.


7. Como se sente se atrasa o almoço em duas horas?

a. Você talvez tenha fome, mas não há alteração de humor.

b. Existe a possibilidade de ficar com fome e sentir diferença no humor e/ou nos níveis de energia.

c. Sua fome grita e você começa a se sentir fraca e irritada.


8. Quais atividades físicas são a sua cara?

a. Ioga, pilates e alongamento.

b. Natação, musculação e caminhada.

c. Corrida e/ou esportes de aventura.


9. Você prefere...

a. O verão.

b. Não tenho preferência.

c. O inverno.


Se você marcou mais:

A. Seu metabolismo é... COLETOR

Relativamente lento e estável, seu metabolismo não é tão eficiente na queima de alimentos pesados, fritos ou gordurosos, como carne vermelha, manteiga, pratos regados a queijos e creme de leite. Por isso, você tende a preferir opções mais leves. "Geralmente, o aparelho digestivo é mais sensível e apresenta dificuldade em decompor proteínas e gorduras, pois produz menos suco gástrico", diz a nutricionista Cristiane Leister. De acordo com a especialista, o ideal para a perda de peso é consumir alimentos de baixo índice glicêmico (IG), integrais, pobres em gorduras e ricos em fibras.

Os melhores alimentos para você

Café da manhã - Frutas: 1 pera, 1 maçã, 10 morangos, 1 banana-maçã, 1 laranja ou 10 bagos de uva / 1 fatia de pão integral com uma fatia de queijo branco / 1 copo de leite de soja / Iogurte natural desnatado / Aveia / Quinua / Amaranto

Almoço - Salada de alface, atum, tomate, batata, pimentão, anchova, ovo cozido vagem, azeitona e salsinha / Salada de folhas e legumes (rúcula, agrião, alface, abobrinha, berinjela, rabanete, brócolis, tomate, couve-flor, repolho, espinafre, acelga, chicória, pepino...) + 3 col. (sopa) de feijão ou lentilha ou grão- de-bico ou soja cozida ou ervilha fresca + 2 col. (sopa) de arroz integral ou 1 batata-doce + 1 filé de frango grelhado ou 1 filé de pescadinha assado ou 1 omelete de claras com queijo branco / Sanduíche de pão sírio com homus, peixe, ovo ou peito de frango, com uma salada verde grande / 1 laranja de sobremesa

Jantar - Sopa de legumes com lentilha / 1 peito de frango cozido / Sanduíche de pão sírio integral com cenoura ralada, tomate, creme de ricota e frango desfiado

Lanches - Frutas frescas, de preferência melancia ou manga / Iogurte light / Iogurte desnatado batido com uma fruta de baixo IG / Suco de soja



B. Seu metabolismo é... INTERMEDIÁRIO

Você pode ser eleita a mais sortuda deste trio, já que tolera facilmente um pouco de gordura. No entanto, não se dá bem com grãos demais - quem diria! Sua dieta pode ser composta de uma imensa variedade de alimentos, incluindo carnes branca e vermelha (não dissemos que você era a felizarda da turma?), peixe, frutas, vegetais variados, nozes, castanhas e outras sementes. "O ideal para a perda de peso é equilibrar as porções e sempre associar a gordura a vegetais e frutas", afirma Cristiane. Por isso, trate de caprichar na montagem do prato de todo dia, sem preguiça de passar por todos os grupos.

Os melhores alimentos para você

Café da manhã - Iogurte natural semidesnatado com frutas frescas, como banana e manga / Ovos pochê com tomate e cogumelos / Iogurte batido com frutas / Papaia com linhaça dourada / Pão de fôrma integral com duas fatias finas de queijo branco

Almoço - Frango grelhado e salada temperada com azeite de oliva / Peixe na brasa ou grelhado com salada verde temperada com azeite de oliva / Salada de folhas verdes / Arroz integral com lentilhas + 1 filé de salmão grelhado com batatas e alecrim / 1 fatia de abacaxi de sobremesa

Jantar - Peixe na brasa ou assado (de preferência os mais gordurosos, como sardinha) com vegetais no vapor e um pouco de arroz / Carne assada ou grelhada, com vegetais no vapor, incluindo batata / Sopa de frutos do mar com vegetais no vapor, incluindo batata / Mix de vegetais no vapor (brócolis, batata-doce, cenoura, tomate, alho-poró) / Omelete feito com cebolinha fresca, orégano, azeite e queijo cottage

Lanches - Frutas frescas (banana, manga e abacaxi) / Frutas secas (uva-passa, damasco, tâmara) / Castanhas (amêndoas, castanha-do-pará)



C. Seu metabolismo é... CAÇADOR

Esse tipo tem metabolismo rápido e aparelho digestivo forte. "Seu corpo produz mais suco gástrico, o que é importante para a digestão das proteínas", diz Cristiane. Por isso, você é supostamente mais dinâmica e ativa, e tem sucesso em dietas com um pouco de gordura associada a vegetais de baixo índice glicêmico. "Para abalar o ponteiro da balança, você precisa incluir na alimentação amêndoas, castanhas e nozes, porque equilibram o nível de insulina e convertem o estoque de gordura corporal em energia, além de moderar o apetite", afirma a especialista.

Os melhores alimentos para você

Café da manhã - Iogurte integral com granola e castanha-do-pará / Iogurte integral com frutas vermelhas / Iogurte integral batido com 2 col. (sopa) de abacate / Ovos mexidos com presunto, tomate e cogumelos

Almoço - 3 col. (sopa) de arroz ou 1 batata-doce + vegetais cozidos na manteiga ou no azeite de oliva + 1 filé de salmão ou sardinha / Omelete de queijo / 1 filé-mignon grelhado / Peixe grelhado (de preferência os gordurosos, como cavalinha e sardinha), acompanhado de salada mista temperada com azeite de oliva / Salada com queijo grelhado

Jantar - Peixe assado ou na brasa acompanhado de vegetais cozidos na manteiga e/ou no azeite de oliva (sem batatas) / Bife na brasa ou grelhado acompanhado de vegetais cozidos na manteiga e/ou no azeite de oliva (sem batatas) / Carne de panela com vegetais (sem arroz) / Carpaccio com queijo ralado / Omelete de queijo, peito de peru, cebola e tomate

Lanches - Nozes, castanhas e sementes / 1 barra de proteína


Fonte: mdemulher.abril